Mês da Dirofilariose

A Dirofilariose, ou “verme do coração”, é uma doença provocada por um parasita denominado Dirofilaria immitis.

Os cães são a espécie mais frequentemente afetada e, apesar da maior predisposição daqueles com acesso ao exterior, um simples passeio ao jardim pode ser o suficiente para o seu animal ser infetado.
Este parasita é transmitido através da picada de mosquitos portadores que, ao inocularem larvas de Dirofilaria, vão desenvolver-se e atingir a forma adulta no coração e artérias pulmonares do seu cão. Aqui podem atingir até 30 cm de comprimento, levando mesmo à obstrução da circulação sanguínea e consequente sobrecarga e enfraquecimento cardíacos.

Os principais sintomas são tosse, dificuldade em respirar, falta de apetite e perda de peso, apatia e intolerância ao exercício físico. Existe tratamento mas, para além de dispendioso, apresenta elevado risco para o animal. Contudo sem tratamento, esta doença pode ser fatal.
O diagnóstico é realizado através de uma simples análise ao sangue e a prevenção, totalmente segura e eficaz, é o melhor método para o combate desta doença.
Com a chegada do tempo quente, e sendo este parasita prevalente de zonas temperadas e quentes, aumenta a predisposição para esta infeção. Não deixe que o seu amigo de quatro patas corra este risco, aposte na prevenção.

Informe-se na nossa clinica acerca da campanha que estará a decorrer durante este mês de Julho
e faça já a prevenção anual do seu patudo.

Contacte-nos

: